Certificados Fr
O nosso site apresenta vários tecidos já com tratamento ignífugo.
Em alguns tecidos esses tratamentos são possíveis, mas não estão incluídos, sendo possível a sua aplicação e a escolha do certificado necessário.
Para mais informações contacte-nos.
BRITISH BS 5852 SOURCE 0,1 E 5 (CIGARETTE, MATCH) AND (CRIB)
Este teste é projetado com o propósito de determinar possíveis riscos de ignição, bem como a resistência do material ou mobiliário ao risco de não incendiar. Este certificado é um documento oficial que prova que os moveis ou materiais passaram num teste rigoroso.
Estes testes são divididos em 3 classificações:
Fonte 0: Cigarro fumegante.
Um cigarro é colocado ao longo da fenda da bancada de teste e queimado em todo o seu comprimento. Se nenhuma chama ou combustão lenta progressiva for observada na capa e no material interno, o teste é registado como nenhuma ignição e o material passa no teste.
Fonte 1: fósforo simulado.
Uma fonte de ignição é acesa e mantida ao longo da fenda da bancada de teste por 20 segundos e, em seguida, removida. Se nenhuma chama ou combustão lenta progressiva for observada na capa e no material interno, o teste é registado como nenhuma ignição e o material passa no teste.
Fonte 5: Teste em madeira.
Um objeto é composto por pranchas de madeira coladas. O fiapo é preso na parte inferior. Depois de adicionar propanodiol, o objeto é colocado na bancada de teste e acendido com um fósforo. Se nenhuma chama ou combustão lenta progressiva for observada no material, o teste é registado como nenhuma ignição e o material passa no teste.

EN1021 PART 1 AND 2
Válido para toda a Europa, este teste avalia a inflamabilidade de combinações de tecidos e materiais, quando exposto a diferentes fontes de ignição, nomeadamente um cigarro aceso ou chama de butano.
Este teste é avaliado em dois níveis
Nível 1: Um cigarro é aceso e colocado na fenda da bancada de teste em contato com as costas e assento de uma peça. É deixado a arder ao longo de todo o seu comprimento. Observa-se que o tecido está queimado ou a flamejar.
Nível 2: A bancada de teste composta agora é testada com uma chama de butano, que simula um fósforo aceso, até a fenda. Depois de remover a chama, o tecido começa a arder ou arde em 2min.
O produto passa no teste se não houver nenhuma ignição ou área de carbonização.

IMO FTPC P7
IMO é um certificado indicado para a área marítima, válido para toda a Europa.
Este teste é realizado sobre uma amostra de tecido testada verticalmente. Esta é incendiada na borda inferior, com o propósito de observar e perceber se ocorre ignição. Após o tempo de chama, ou seja, após a fonte de ignição do tecido até às bordas analisamos a queima de gotículas, o comprimento carbonizado e a possibilidade de faíscas superficiais.
O material testado passa no teste se apresentar as seguintes características:
- Tempo pós-chama máximo de 5 segundos;
- Sem queimar as bordas;
- Sem ignição de almofada de algodão;
- Comprimento médio de carvão máximo de 150 mm;
- Nenhuma ocorrência de faísca superficial que se propague por mais de 1mm.

CAL 117
Válido para a Califórnia, este certificado define o padrão para a inflamabilidade de móveis estofados na indústria de móveis. Apesar do certificado ser legalmente válido apenas para o estado da Califórnia passou a ser utilizado como padrão nacional. O CAL 117 requer que certos materiais usados em móveis residenciais passem no teste de chama aberta e de combustão lenta.
Os testes são conduzidos numa câmara de teste fechada, onde os técnicos podem medir a rapidez com que a chama aberta se espalha e cresce. O teste de combustão lenta envolve colocar um cigarro aceso na mobília e medir o comprimento do carvão que se forma. Os técnicos também medem a quantidade de calor, fumaça e monóxido de carbono que é gerado. Uma vez registados os resultados, os dados são comparados a critérios específicos, e é atribuída uma pontuação que resultará numa certificação para o fabricante.

USA NFPA 260 CLASS 1
Válido para a América este certificado mede as propriedades de combustão, ou resistência ao fogo, de móveis estofados que podem ser expostos à ignição do cigarro.
Este teste é realizado através de um cigarro aceso coberto com um lençol. O cigarro deve de queimar todo o seu comprimento.
O material de teste é classificado como Classe I ou Classe II. Se ocorrer uma ignição óbvia, o material é classe II. Caso contrário, o dano provocado no painel vertical é medido para determinar a sua classificação.

BS5867 PART 2 TYPE A, B AND C
British FR Standard
Este teste de tecido FR é aplicado somente em tecido para cortina.
O produto é testado antes e depois da limpeza através de uma amostra de tecido colocada verticalmente numa estrutura de metal. Esta estrutura possui dois marcadores de medição. Uma chama é aplicada à superfície do material por 10 segundos.
O teste é classificado em dois tipos:
Tipo B – a facilidade de ignição é avaliada com base na possibilidade da chama atingir a borda da amostra ou caso haja carbonização de parte da mesma.
Tipo C – avalia a durabilidade da chama e o tempo até a sua completa extinção.

Certificados Ambientais
OEKO-TEX STANDARD 100
A certificação STANDARD 100 by OEKO-TEX® garante a conformidade legal dos produtos têxteis testados.
Declara ainda que um produto certificado com o STANDARD 100 foi testado de forma fiável quanto à presença de substâncias nocivas, tornando-o completamente seguro para a saúde humana e animal.

ISO 14001
A certificação ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) é uma norma internacional que permite às empresas demonstrar o compromisso assumido com a proteção do ambiente através da gestão dos riscos ambientais associados à atividade desenvolvida. Ao assumir a responsabilidade ambiental, além da redução do impacto no meio-ambiente procedente da sua atividade, é projetada e reforçada a imagem comercial sustentável da empresa.
